As Missivas - O Livro dos Meus Dias

Missivas: cartas, epístolas ou, simplesmente, bilhetes que são enviados a alguém.

Minha foto
Nome:
Local: Brazil

"Um poeta é sempre irmão do vento e da água: deixa seu ritmo por onde passa." Cecília Meireles

.............................................O Ritmo do Homem no Compasso de Deus........................................

15.12.10

Palavras


A palavra necessita o seu cuidado, quer ser lembrada, discutida e encontrada. Como moça jovem, a palavra quer ser casada, quer ser escrita. Até a palavra necessita seguir regras. A palavra detesta solidão e se lamenta quando esquecida. A palavra vivencia solidão até mesmo no dicionário quando cercada por uma multidão de palavras que não se percebem, não se comprometem.

A palavra é o véu do sábio e o coração da viúva que expressa na falta de palavra a desolação diante do desastre. A palavra é a cura da ignorância, a luxúria do letrado, a sentença do juiz. Tem palavra que é sagrada, mas também tem aquela que anuncia desgraça. A palavra é a expressão da verdade ou da mentira, dependendo, é claro, do contexto, do personagem, da intenção...

Já disse que a palavra necessita o seu cuidado, afinal é como gente: quer ser reconhecida e escolhida, dentre tantas outras, como o candidado a promoção. A palavra quer gerar frutos, ser derivada de um mesmo radical sempre que possível e conveniente, virar neologismo. A palavra quer ser escutada, aos berros ou ao pé do ouvido, não importa, desde que seja bem interpretada. A palavra quer ser entoada em prosa e em versos no ritmo da mais linda melodia. A palavra quer dominar o mundo, descrever mais paisagens, ser os olhos do cego.

A palavra é a materialização do abstrato, do intangível. É uma tentativa persistente dessa mania de escrever e de fazer nascer o sol cada dia mais bonito. É a tradução do pensamento, até daquele indecifrável, e também do sentimento mais indescritível. A palavra é a arma do justo, a expressão do artista, é a alma de um livro.

Marcadores: